6 SINTOMAS CLÁSSICOS DE ESTENOSE URETRAL

A estenose uretral é uma alteração provocada pelo excesso de tecido cicatricial no canal uretral, provocando redução do diâmetro da uretra na área da doença. Devido a esta alteração, diversos problemas podem acontecer.

Dr. Diego Oliveira trata estenose uretral

diego urologista

Dr Diego Oliveira

Dr. Diego Oliveira se especializou, exclusivamente, no atendimento de problemas urológicos associados a lesões associadas a traumas, cirurgias prévias ou de causas indeterminadas (Urologia Reconstrutora) e nas doenças urológicas diagnosticadas na infância (Urologia Pediátrica ou Infantil) e se encontra apto a tratamentos nestas áreas. Formado em Medicina pela UFMG, possui duas residências (Cirurgia Geral e Urologia), além de especialização em Urologia Pediátrica.

Atua em Urologia Reconstrutora desde 2015, sendo que sua vasta experiência permitiu que ele fosse aceito na principal sociedade de Urologia Reconstrutora do mundo, a GURS (Society of Genitourinary Reconstructive Surgeons). Atualmente cursa Doutorado em Cirurgia na UFMG.

Principais sintomas da Estenose de Uretra

Abaixo temos a descrição dessas alterações

1 – Esforço miccional

Ocorre quando a pessoa necessita realizar compressão ou esforço do abdome para conseguir urinar. O fluxo de urina fica prejudicado, resultando em um esforço maior para eliminar a urina. A pessoa pode sentir a necessidade de fazer força para iniciar a micção e pode levar mais tempo para esvaziar completamente a bexiga

2 – Gotejamento persistente ao término da micção

Devido ao jato fraco e ponto de estreitamento da uretra, pode ficar urina retida entre o esfíncter urinário e a obstrução uretral, gerando escape de urina após o término da micção, o chamado gotejamento pós-miccional.

3 – Jato de urina fraco

A obstrução da uretra provoca piora do jato urinário, que fica fino e com baixa pressão nos casos mais graves. A urina pode ter dificuldade em passar pela uretra estenosada, resultando em um fluxo mais fraco e interrompido. Você pode notar que o jato urinário é mais fraco do que o normal e pode até sair em forma de gotas.

4 – Dor ao urinar

Ocorre quando a urina sai com pressão elevada da bexiga e para no ponto de estenose uretral, provocando distensão da uretra entre a bexiga e o estreitamento, gerando dor ou ardência ao urinar.

estenose uretral

5 – Infecção urinária de repetição

Quando o paciente não consegue esvaziar a bexiga de forma adequada, pode ter um aumento do volume de urina que fica após terminar de urinar, o que aumenta o risco de infecções urinárias frequentes.

6 – Alteração na ejaculação

A obstrução da luz da uretra gera redução na pressão da saída do esperma, além de, eventualmente, provocar gotejamento desse esperma, ejaculação retrógrada (esperma vai para bexiga ao invés de sair pelo pênis) e, nos casos graves, alterações de fertilidade. Assim, esses homens podem ter dificuldade para ter filhos até que corrijam a estenose.

Porque tratar a estenose uretral

A estenose uretral sem tratamento adequado gera, com o passar do tempo, um quadro de aumento da pressão no interior da bexiga, devido ao esforço que esta necessita realizar para que a urina seja eliminada.

Caso esse excesso de pressão no interior da bexiga não seja resolvido, ela sofre uma hipertrofia, que é um aumento do volume da parede muscular da bexiga.

Sem tratamento adequado, essa parede “musculosa” pode parar de funcionar de forma adequada e, com o tempo, esse tecido muscular sendo substituído por tecido cicatricial. O tecido cicatricial não tem capacidade de se contrair para eliminar a urina, assim, a urina passa a ficar retida no interior da bexiga, gerando aumento da frequência urinária, esforço miccional e infecções urinárias de repetição. Com o tempo, essas alterações podem acabar atingindo os rins, podendo levar a pielonefrite (infecção renal) e, em casos mais graves, gerar a ocorrência de insuficiência renal crônica.